A Instituição

Historial do Centro Social de Vila Cã

A constituição notarial do Centro Social de Vila Cã foi a 8 de Maio de 1998, na altura pelo Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Fernando Jorge, que juntamente com um grupo de vilacanenses idealizaram a criação de uma Associação Sem Fins Lucrativos, com o intuito de colmatar os problemas e necessidades identificadas na população. Sem espaço físico, o atual Presidente da Direção do Centro Social de Vila Cã, Sr. Daniel Santos, cedeu uma casa de forma gratuita durante vários anos.
A 3 de Abril de 2000 iniciou o Serviço de Apoio Domiciliário, tendo contudo, a inauguração das instalações provisórias sido a 25 de Junho de 2000, com a presença do Sr. Adjunto do Governador Civil, Dr. Jorge Sobral, do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Engº Narciso Mota, do Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pombal, Francisco Menezes Falcão e da Diretora do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Leiria, Dr.ª Conceição Cruz.

Em 2001 a Associação foi reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, e em 2002 alcançou o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social.
Em 2004, iniciou novos serviços, estes destinados a crianças, o CATL (Centro de Actividades de Tempos Livres) e a CAF (Centro de Apoio Familiar) que iniciaram o seu funcionamento provisoriamente na Casa Paroquial de Vila Cã.
Em 2006, surgiu o Programa PARES, que visava o apoio à construção de equipamentos sociais, tendo sido apresentada candidatura por parte do Centro Social de Vila Cã, visto ter terreno e projeto arquitectónico. No final de 2007, foi anunciada a aprovação da respetiva candidatura, tendo sido esta instituição uma das três contempladas no concelho de Pombal.
A construção do edifício iniciou a 9 de Abril de 2008 e em Março de 2010 entrou em funcionamento, no entanto, a inauguração oficial ocorreu mais tarde, a 18 de Setembro de 2010, com a presença do Sr. Secretário de Estado da Solidariedade Social, Dr. Pedro Marques, do Sr. Diretor Distrital da Segurança Social, Dr. Fernando Gonçalves, Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Eng.º Narciso Mota e outras entidades, nomeadamente, deputados da Assembleia da República.

Atualmente, o Centro Social de Vila Cã tem as seguintes respostas sociais em funcionamento: SAD com capacidade para 60 utentes, Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) para 24 utentes, Centro de Dia para 10 utentes, creche para 35 crianças, CAF e CATL para 20 crianças.

Instalações

/

Quartos

Quartos indivuais e coletivos equipados com T.V. e aquecimento.

/

Quartos de Banho

Quartos de banho completamente equipados.

/

Sala de Jantar

Bancada de apoio à Sala de Jantar.

/

Entrada Principal

Entrada principal do Centro Social Vila Cã.